segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Imagem: Terra

Texto por Priscila Guerra.

Quando o assunto é moda, as pessoas gordas sofrem. Vamos dizer que, por ser gorda, a pessoa necessariamente tem que se vestir mal, porque ela não cabe nos padrões impostos da mídia - e nem num manequim 38.

A mulher gorda, quando quer se vestir bem ou seguir a tendência da moda, é alvo de piadinhas, de sarcasmo e de preconceito. A mulher gorda, ou melhor, fora dos padrões, é condenada quando entra numa loja com roupas de marcas: a atendente te olha torto e diz que as roupas não seguem o padrão que ela costuma a vestir. Oi? E quem disse que, necessariamente, ela estava lá pra comprar uma roupa para ela? Não podia ser um presente? Uma bolsa, um sapato?

Porque a gorda não pode usar estampa florida, blusa neon, nem decote, nem os braços cheios de celulite de fora. A gorda não pode usar uma calça skinny ou um cropped. A gorda não pode usar uma saia cintura alta e solta porque vai ficar parecida com um botijão de gás. Percebeu a ironia? A gorda não pode usar nada já que tudo vira conversa e comparação. E como a gorda vai se vestir se tudo que ela tenta é criticado?

O mais interessante é que, pelo menos na internet, os comentários são de mulheres criticando as mulheres fora dos padrões. São pessoas que não se deixam enxergar o novo, com um pesamento tão atrasado. São mulheres que bloqueiam o diferente, que vivem naquele mundo padronizado que lhes foi imposto. Um ciclo vicioso, fazendo com que elas acreditem que vai sempre ter uma verdade única, o qual uma mulher bonita só pode ser considerada assim se for alta, magra, loira e com os olhos claros. Abrir os olhos para novas possibilidades faz bem e gera mudanças.

2 comentários:

  1. "O mais interessante é que, pelo menos na internet, os comentários são de mulheres criticando as mulheres fora dos padrões. São pessoas que não se deixam enxergar o novo, com um pesamento tão atrasado. São mulheres que bloqueiam o diferente, que vivem naquele mundo padronizado que lhes foi imposto." caraca, perfeito!
    É de extrema necessidade problematizar e desconstruir os padrões que nos são impostos. Gorda pode sim, e pode muito!
    Adorei teu blog <3

    ResponderExcluir